Pular para o conteúdo

Autorização da Prefeitura para ligação de Água e Luz

    Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo (Lei Ordinária 2900/2017), Campo Magro, Contenda (Lei Ordinária 6816/2014), Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras.

    A medida tem o objetivo de evitar construções irregulares, assim dinamizando o crescimento ordenado das cidades.

    Cada município possui Lei própria que regulamenta essa norma.


     O QUE É?

    É como uma certidão de regularidade para ligação de água e /ou luz. É um documento assinado, com fé pública, emitido pelo Município. Com o propósito de atestar que um imóvel não se localiza em uma área ocupada de forma irregular. E também que possui alvará de construção.

    É solicitado pela Companhia de Água e pela Companhia de Energia elétrica do município para novas ligações particulares.


     COMO REQUERER?

    Cada município possui sua própria legislação, assim é preciso entrar em contato com a secretaria responsável pelo Urbanismo (ou Desenvolvimento Urbano) na Prefeitura local.

     Documentos a reunir, em alguns desses municípios:

    Certidão Negativa de Débitos imobiliários (CND), na Secretaria de Finanças

    Guia Amarela, na Secretaria de Urbanismo, ou semelhante

    Carnê do IPTU

    Registro Geral do imóvel, no cartório de imóveis

     O QUE É ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO?

    É um documento / certidão emitido pela Secretaria Municipal de Urbanismo (ou Desenvolvimento Urbano, ou semelhante).

    Esse documento é emitido após a análise do Projeto Arquitetônico Completo. Em alguns municípios, por exemplo, para construções únicas no lote, abaixo de 70m², é possível a análise de projetos simplificados.

    O Projeto Arquitetônico Completo é composto resumidamente de; Planta Baixa, Implantação e Planta de Cobertura, Cortes e Elevação. Assim todas as características da futura construção são apresentadas.

    O Projeto deve ser realizado por Arquiteto e/ou Engenheiro Civil habilitado junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU ou Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.

    Esses profissionais protocolam estas pranchas do projeto arquitetônico na Secretaria Municipal. Que analisa se o projeto está de acordo com as normas e leis vigentes no município.

    Se o projeto estiver de acordo com a legislação, então é emitido o documento que possibilita a construção da casa / imóvel. Este documento é o Alvará de Construção.


     COMPREI UMA CASA PRONTA, E AGORA NÃO CONSIGO INSTALAÇÃO DE ÁGUA E LUZ

    Por mais incrível que isso possa parecer, acontece de empresas que vendem casa pronta não possuírem um arquiteto ou engenheiro para assinar o projeto e a execução da obra.

    E com isso, não prestam qualquer assistência relacionada a estas questões de alvará de construção e posteriormente CVCO / habite-se.

    Se sua escolha é uma casa pronta ou pré-fabricada, certifique-se que a empresa fornece arquiteto e/ou engenheiro para as questões de alvará. E assim evitar dor de cabeça.


    Possuímos arquiteto e engenheiro que possuem experiência em projeto arquitetônico para Prefeitura.

    Nossos arquitetos e engenheiros são aptos para a gestão dos projetos, com grande conhecimento dos processos e cuidadosos no contato com os clientes.

    Envie-nos uma Mensagem!

    Entre em contato conosco

    41 3014-8689

    41 98831-3200

    contato@jera.net.br

    Follow on Social

    Você concorda em receber comunicações por e-mail de nossa parte ao enviar este formulário.