Reformar a casa ou apartamento é coisa séria e se não for bem planejado pode trazer gastos indesejáveis e muita dor de cabeça. Ainda mais quando é uma casa de veraneio, onde a ideia é aproveitar o momento e descansar.

Atendemos todo o Litoral Paranaense, com arquiteto e engenheiro civil capazes de garantir o projeto arquitetônico e a execução de obra ideal para seu imóvel.

Confira algumas dicas e sugestões para reforma ou construir:

  • PLANEJAR A REFORMA E OS GASTOS

Contratar um profissional da área para elaborar um projeto pode salvar a obra e reduzir os gastos indesejáveis. Um projeto bem feito tudo é especificado e os gastos podem ser previstos.

Dessa forma fica fácil prever os valores que serão gastos com mão de obra e material. Além de conseguirmos equalizar nossos desejos ao nosso bolso.

  • ENCONTRAR UM BOM PROFISSIONAL COM ANTECEDÊNCIA

O planejamento e a elaboração do projeto podem levar um tempo. Para ter uma ideia um bom projeto pequeno leva em média 1 mês e meio até sua conclusão.

A ideia é planejar com uns 6 meses de antecedência levando em conta as estações de chuvas que não são boas para iniciar uma obra.

  • PESQUISE OS MATERIAIS E OS PREÇOS ANTES DA OBRA

Parece fácil encontrar os materiais já listados pelo arquiteto, mas essa tarefa pode ser mais trabalhosa que você imagina.

Pois como em um mercado que as verduras são mais baratas e os produtos de limpeza são mais caros. Na obra ocorre o mesmo, onde o cimento é mais barato os metais e revestimentos podem ser mais caros.

  • MONTE UM CRONOGRAMA DA OBRA

Quando estamos falando em reformar da casa ou apartamento também estamos falando de morar em uma obra na maioria dos casos. Ter um cronograma bem estruturado é fundamental na hora de se planejar e organizar os móveis e nossa vida durante essa reforma.

A demolição deve vir primeiro, mas se a reforma for grande e você estiver morando nela essa demolição deve ser setorizada por cômodos ou ambientes.

Nunca reforme todos os banheiros de uma vez, se fizer isso não terá como usá-los. Uma obra sem cronograma pode se tornar uma obra pela casa toda, e isso não é legal.

  • HORA DE INICIAR

Evite iniciar as obras no final de ano, geralmente são nessas datas que todos queremos, estamos com o 13º na conta, são feriais e queremos a casa pronta para o ano novo.

Mas se engana quem acredita que as coisas acontecem nessas datas. A maior parte das lojas fecham para balanço e ferias nessa época. Como a procura é grande pela mão de obra os valores acabam sendo elevados, e assim como você que está de folga no Natal e Ano Novo os pessoal da obra também estará.

Então se a obra atrasar 1 semana como normalmente acontece provavelmente você passara seu Natal e Ano Novo na obra, com a ceia e a festa improvisada. Se a obra for nas áreas externas evite as estações do ano mais chuvosas. As chuvas podem atrasar e gerar mais gastos indesejáveis ao seu cronograma e obra.

Iniciando a obra na estação de chuvas pode ocasionar em perda de materiais como cimento molhado ou pagar o pessoal da mão de obra para ficarem sentados esperando a chuva passar.

  • FIQUE DE OLHO NAS SURPRESAS E ADVERSIDADES

Atrasos podem ocorrer; devido a entrega de materiais, intempéries, doenças e afins.

  • EVITE TER MAIS DE UM FORNECEDOR OU PRESTADOR DE SERVIÇO TRABALHANDO JUNTO

Muitas vezes podem surgir problemas quando temos mais de uma equipe trabalhando no mesmo ambiente. Um serviço pode acabar atrapalhando o outro e pode acabar dificultando no controle da qualidade.

  • MANTENHA E EXIJA UMA OBRA SEMPRE LIMPA

Uma obra limpa é uma obra mais segura e mais eficiente.